quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tudo por Lispector..

Gosto muito de escrever, expôr meus sentimentos.. Mas hoje acordei "virada" em Lispector, com seus textos e frases lindas e perfeitas, que não saem da minha cabeça.. Quando abri os olhos, agradeci à Deus pela minha vida e logo em seguida, meus pensamentos já foram tomados pelo seguinte texto de Lispector:



"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."


E é mais ou menos por aí, então comecei a agradecer à Deus por todas as situações desagradáveis que me têm acontecido; agradeci ainda por todas as vezes em que deixei de fazer a minha vontade para ajudar ao próximo e, por vezes ajudando ao próximo me magoei e, então outra frase me veio em mente:

"Faz de conta que ela não estava chorando por dentro, pois agora, mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado." 

E então, comecei a lembrar das pessoas que estão ao meu lado e que sabem superficialmente o que se passa realmente comigo, e mesmo eu sendo louca e  confusa, ainda assim, continuam ao meu lado e outro pensamento de Lispector tomou meus pensamentos:

"Tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente. Se você sabe conviver com pessoas intempestivas, emotivas, vulneráveis, amáveis, que explodem na emoção: acolha-me."

E mesmo, eu sendo alguém rodeada de pessoas, dispostas a me ouvir e me entender, ou pelo menos tentar me entender, eu, ás vezes, quase sempre, sou assim:

 " Estou bastante acostumada a estar só, mesmo estando junto dos outros."

Sou feliz quieta, prefiro o silêncio, o silêncio é muito sábio e então outro pensamento me veio à mente:

"Não tenha medo de meu silêncio... Sou uma louca, mas guiada dentro de mim por uma grande espécie de sábio."

E pra terminar, eu mesma, sou mais ou menos assim:

"Sou composta por urgências:
minhas alegrias são intensas;
minhas tristezas, absolutas.
Entupo-me de ausências,
esvazio-me de excessos.
Eu não caibo no estreito,
eu só vivo nos extremos.

Pouco não me serve,
médio não satisfaz,
metades nunca foram meu forte!
Todos os grande e pequenos momentos,
feitos com amor e carinho,
são pra mim recordações eternas.
Palavras até me conquistam temporariamente...
Mas atitudes me ganham ou me perdem para sempre.

Suponho que me entender
não é uma questão de inteligência
e sim de sentir,
de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca."